VIDAS DESPERDIÇADAS

Em Pequim um pesquisador médico teve seu laptop roubado e protestava contra a incompetência da polícia na repressão da criminalidade dos migrantes urbanos moradores de rua.26  Na China um “gold farmer” que vende dinheiro virtual ganha salário equivalente ao de um montador de brinquedos que trabalha 12 horas por dia em uma fábrica e para muitos recém-chegados migrantes rurais esta é a única alternativa ao desemprego.27  O famoso artista plástico Ai Wei Wei em seu blog repreendeu o pesquisador por ter se permitido um ataque escandaloso aos direitos humanos. O blog atraiu 80 mil acessos desencadeando uma onda de discussão sobre a discriminação e o tratamento dos migrantes rurais que tentam se encaixar como trabalhadores urbanos trocando ouro virtual por dinheiro do mundo real.

Michael Fischer denomina por “infraestruturas soft” o conjunto de normas culturais cambiantes que contribuem para formas emergentes de vida. Trata-se de um conceito delineado para um futuro antropológico onde a antropologia assume o caráter de etnografia do contexto social e das redes culturais de significado em que as subjetividades são pensadas não em termos da oposição entre o individuo ou o self e a coletividade ou a consciência coletiva, mas também em termos das condições de possibilidade de subjetividade.

Sistemas experimentais são unidades de trabalho com que um cientista ou um grupo de cientistas lida. Um sistema experimental é uma unidade de pesquisa concebida para fornecer respostas a perguntas que ainda não somos capazes de formular claramente. Um sistema experimental é um mecanismo de materializar questões. Ele coengendra, por assim dizer, os fenômenos ou as entidades materiais e os conceitos que eles vem a consubstanciar.

O desenvolvimento de um sistema desse tipo depende da explicitação de diferenças sem a destruição de sua coerência produtiva. A articulação, o deslocamento e a reorientação em um sistema experimental parecem ser governadas por um movimento descrito como “jogo de possibilidades” ou “jogo da diferença”.

Nicole Brossard em Suave Horizonte do Verbo Amor. Calendário de murmúrios vaga preocupação com o planeta e sua água poderíamos ter palavras confusas mas há portas abertas confetes no meio da escuridão modos suaves de deslizar em um canto com a deusa que sopra as palavras em minha boca atenção sim, sobre as pálpebras da mulher preocupação não silêncio não palavra concentrar mais além. Segure-me de volta.28

 

26 Futuros Antropológicos – redefinindo a cultura na era tecnológica de Michael Fischer, editora Zahar, edição 01, 2011.

27  Dinheiro real de mundos virtuais texto de Richard Heeks na revista Scientific American Brasil disponível em http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/dinheiro_real_de_mundos_virtuais.html  acesso em 2013.

28  Notebook of Roses and Civilization, editora Coach House Books, edição 01, 2003.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s