THE WORLD IS OUR PLAYGROUND

“The world is our playground”58 é um vídeo de Selk’bag® disponível no You Tube, a música “Pure” da banda Blackbird é acompanhada de belas imagens do deserto do Atacama, formações rochosas surpreendentes, um dos céus mais limpos do mundo, enquanto um casal acampando com os sacos de dormir Selk’bag® parece retroceder no tempo em um balé no deserto. Não planejava viajar com uma mochila nas costas, acampar, ou algo assim, mas assisti ao vídeo depois de receber uma recomendação do You Tube.

Nos principais sites da internet existem robôs tentando ler a sua mente – para mostrar conteúdo que realmente interesse a você – cada site tem o seu próprio sistema de recomendações, e é considerado um segredo comercial.59 Você gosta de uma música na Last.fm, imagine que você ouve uma música do Radiohead, uma não, várias: toda hora você fica ouvindo mp3 da banda e o site começa a tocar outras mais legais ainda.60 Primeiro o software procura pessoas que tenham feito escolhas parecidas com as suas, analisa os perfis para fazer deduções sobre os filmes, livros ou músicas e calcular se algo irá agradar ou não.61 Gavin Potter, um ex-engenheiro formado em psicologia criou modelos matemáticos que consideravam também o lado irracional das escolhas e deu certo: a inteligência das máquinas aumentou 8%.62

Cutucar alguém levemente com o intuito de chamar sua atenção em inglês chama-se nudge, que em sentido figurado significa persuadir ou encorajar de forma sutil. Nudge consiste em uma espécie de intervenção que possa influenciar a tomada de decisão preservando a liberdade de escolha. É uma maneira de manipular comportamentos colocando maçãs ao nível dos olhos nas cantinas escolares ao invés de doces nos caixas de supermercados, como fazem as empresas há décadas, por exemplo.

Países como a Inglaterra e Estados Unidos vêm utilizando o nudging em políticas públicas desde a publicação do livro “Nudge: Improving Decisions About Health, Wealth, and Happiness” de Richard Thaler e Cass Sunstein em 2008, porque acreditam que o nudging ajuda as pessoas a se comportarem do jeito que fariam se estivessem bem informadas.

Para governos que adotam políticas públicas de design de comportamento os mecanismos de recomendação seriam um problema? Na Declaração de Montreal para o Desenvolvimento Responsável da Inteligência Artificial há um posicionamento sobre questões como essa: recomenda-se para que a inteligência artificial possa ajudar na nossa auto-satisfação e felicidade que não impeça o nosso florescimento e não reduza o nosso entusiasmo.63

 

58 Disponível em https://youtu.be/9oqnGTZg1JQ acesso em 2018.

59 A inteligência das máquinas: como elas decifram os seus desejos e preferências texto de Pedro Burgos e Bruno Garattoni na Revista Superinteressante edição 287, janeiro de 2011, disponível em http://super.abril.com.br/tecnologia/a-inteligencia-das-maquinas-como-elas-decifram-os-seus-desejos-e-preferencias acesso em 2018.

60 Idem.

61 Idem.

62 Idem.

63 Declaração de Montreal para o Desenvolvimento Responsável da Inteligência Artificial disponível em https://www.montrealdeclaration-responsibleai.com/ acesso em 2018.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s