DIAS COM ÁRVORES

Nas cidades as árvores somente são vistas em jardins, alguns equipamentos públicos ou outros sítios destinados à convivência coletiva, resultado de um processo milenar de domesticação da natureza, ou desenvolvimento tecnológico, como prefere Don Ihde, para quem deixamos o Jardim do Éden onde vivíamos em harmonia com a natureza para herdarmos a Terra.116 Hoje o paraíso pode estar logo ali, embaixo de uma árvore, principalmente se houver sinal de wi-fi.

Mas os dias são mais bonitos com árvores. As árvores realizam a fotossíntese e produzem hidrocarbonetos, que usam para o próprio crescimento, e ao longo da vida armazenam até 20 toneladas de CO2 no tronco, nos galhos e nas raízes.117 Por isso o plantio de árvores nas cidades é uma das medidas adotadas pelo poder público para conter a poluição atmosférica. Agora imagine que você está em um parque público acessando a internet debaixo de uma árvore, como lidaria com o problema da poluição digital?

Poluição, seguindo a perspectiva delineada pela Política Nacional do Meio Ambiente, significa degradar a qualidade ambiental por meio de atividades que – direta ou indiretamente – prejudiquem, por exemplo, a saúde, a segurança e o bem-estar da população. Quais são as informações capazes de degenerar, desequilibrar, a qualidade ambiental do cenário digital, a ponto de prejudicar a segurança e o bem-estar da população de modo geral?118 Somente atitudes antissocias (como o bullying e o racismo), facilitação do crime internacional, fortalecimento do crime organizado, violação de direitos autorais, podem ser tratadas como atividades que depositam informações prejudiciais na rede mundial de computadores, aptas a gerar instabilidade e perturbação das diversas pessoas que também a utilizam. É esse tipo de informação que pode dar uma direção no sentido de indicar o que pode ser considerado nocivo ao meio ambiente digital.119

Uma medida simples para lidar com a poluição digital está prevista na Lei n.⁰ 12.965/14, o Marco Civil da Internet, que estipula no artigo 19 §§ 3.⁰ e 4.⁰ que magistrados dos juizados especiais recebam reclamações e decidam, motivados em “interesse da coletividade”, sobre a retirada de algum material de um site, portal ou blog, ou até mesmo de comentários a respeito de algum conteúdo ou notícia, em redes socais como o Facebook, ou vídeos no YouTube.

Na natureza as árvores são sinônimo de equilíbrio, quem já passou algumas horas na sombra fresca de uma árvore pode lembrar da experiência gratificante que elas proporcionam, da sensação de expansão dos sentidos e de integração com o ambiente. A tecnologia também pode proporcionar algo assim, sem dúvida, mas bem que a Terra poderia ser um jardim.

 

116 Tecnologia e o Mundo da Vida: do Jardim à Terra de Don Ihde, editora UFFS, 2018.

117 A Vida Secreta das Árvores de Peter Wohlleben, editora Sextante, 2017.

118 A informação como forma de poluição no meio ambiente digital artigo de Guilherme Ferreira Rossetto e Roger da Silva Moreira Soares publicado na revista Anais do Congresso Brasileiro de Processo Coletivo e Cidadania, número 4, 2016.

119 Idem.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s