CAMINHOS ESCRITOS

Você me chama para sair dessa cápsula, gato, através da janela vejo bolotas enfileiradas que sigo contando enquanto penso nos caminhos escritos para cada um de nós. Ligo a televisão, é uma notícia triste, mais de cinquenta pessoas morreram nas Filipinas no último fim de semana do ano devido à tempestade tropical Usman que avançou pelo Pacífico. Uma tragédia anunciada e, enquanto milhares de filipinos estavam presos em aeroportos, a catástrofe ambiental se abateu sobre o pequeno país asiático.

Muitos partilham da opinião de que antes da Revolução Industrial as pessoas trabalhavam muito e tinham pouco conforto. Este estereótipo pode ser debatido mas é inquestionável que, graças à tecnologia moderna, existem tratores para aliviar o trabalho do campo, barcos a motor para tornar a pesca mais rentável, teares mecânicos para fazer tecidos, máquinas para costurar as roupas e para as lavar e carros, caminhões, comboios e aviões para facilitar o transporte e deslocamento de pessoas e cargas. E apesar de toda essa parafernália ainda sonhamos com a aldeia mítica, símbolo de um mundo para as pessoas.

No Global Village Construction Set você encontra projetos de hardware aberto de 50 equipamentos industriais necessários para se criar uma pequena civilização com confortos modernos. A iniciativa consiste em uma rede de voluntários que estão criando projetos “open source” de equipamentos como caminhões, tratores, escavadeiras, motores, geradores, trituradores e até mesmo um carro. Tudo com a documentação necessária para que qualquer pessoa possa construí-los por uma fração dos custos de um equivalente industrial.121

Depois da Revolução Digital surge um ecossistema baseado no relacionamento e não mais na predominância da propriedade, como defendeu John Perry Barlow – nossos interesses serão garantidos pelos seguintes valores práticos: relacionamento, conveniência, interatividade, serviço e ética.122

Pairando no éter uma bolota me lembra que em algum lugar recôndito do universo alguém contemplou pela última vez uma determinada flor. Daqui há dez anos certifique-se de que você poderá dizer que escolheu a sua vida, você não se contentou simplesmente com isso.

 

121 Disponível em https://www.opensourceecology.org/gvcs/  acesso em 2018.

122 The economy of ideas artigo publicado na revista Wired Online disponível em http://www.wired.com/wired/archive/2.03/economy.ideas.html acesso em 2018.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s